segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Santa missa abre congresso estadual no Rio de janeiro-veja fotos



O congresso estadual da RCC-RJ 2011,iniciou no dia 17. Uma santa missa abriu oficialmente o evento, com a presença de mais de 300 carismáticos. Durante a celebração, padre Wellington proclamou um tempo novo, não só para os presentes, mas para os que estavam por vir. A animação e os momentos fortes de batismo no Espírito Santo marcaram a celebração que é apenas o início do congresso deste ano. "O Senhor mostrava em muitos uma responsabilidade marcada por temores, mas Ele nos garante que o Santo Espírito agira neste encontro".
Um número expressivo de carismáticos (aproximadamente seis mil) compareceu ao Congresso Estadual da Renovação Carismática Católica do estado do Rio de Janeiro 2011. O evento foi considerado um sucesso e teve inéditos quatro dias de duração. Todas as dioceses do estado participaram do evento que teve início na quinta-feira (17) e término neste domingo (20). Foram momentos de formação, espiritualidade, confraternização e muita ação do Espírito Santo. Toda a estrutura presente em congressos nacionais esteve fez parte do evento, que contou com: congressinho para as crianças, Festival de bandas, praça de alimentação, RCC SHOP, livrarias católicas e muito mais.
Um número surpreendente de servos participou do congresso na sexta-feira (18), dia dedicado aos líderes do movimento. Cerca de 1500 líderes da RCC de todo o estado participaram, entre coordenadores de dioceses, de regiões pastorais, de grupos de oração, de ministérios, dentre outros. “Dá resultados investir nos servos de seus núcleos. Em resposta no ENF 2011, havia 220 coordenadores diocesanos. Ver todo este povo aqui, hoje, prova que o movimento está forte, revigorado, e que nossa liderança quer se comprometer”, disse Marcos Volcan, presidente do conselho nacional da RCC Brasil, durante sua pregação.

Para Ricardo Emílio, presidente do conselho estadual da RCC-RJ, a resposta do povo de Deus não poderia ser melhor. “Não acreditei quando vi todo aquele povo chegando em plena sexta-feira, um dia de semana. Foi uma verdadeira surpresa de Deus e uma resposta maravilhosa do povo dEle. O envolvimento das dioceses fez toda a diferença”, contou Ricardo.

A sexta-feira teve ainda pregações com Márcio Zonlin, diretor executivo do escritório nacional da RCC Brasil; Beatriz Vargas, secretária do conselho nacional da RCC Brasil e Reinaldo Bezerra, membro do conselho nacional. Direcionamentos para coordenadores, partilha dos projetos e momentos de oração fizeram parte da programação do dia, que terminou com a santa missa celebrada por Dom Alano Maria Penna, arcebispo da arquidiocese de Niterói.

Sábado e domingo foi de bênçãos


O sábado e o domingo foram reservados para todo o povo de Deus que atua em cada um dos mais de dois mil grupos de oração do estado. Pregações, partilha dos projetos e missões, fortes momentos de oração, música e muito louvor fizeram parte desta festa de unidade.

A animação tomou conta do Rincão com as mais de 50 crianças que participaram do “Congressinho”, carinhoso nome dado ao evento paralelo ao congresso, onde as crianças de até 12 anos, que foram com seus pais, puderam ficar. Elas participaram de momentos de evangelização e recreação. Uma menina testemunhou. “Eu gostei muito de participar do congressinho e gostei de ter nascido para fazer parte do grupinho das crianças lá no grupo de oração Queríguima”, a surpreendente resposta da pequena serva de sete anos já foi vista diversas vezes, em vídeo, no Youtube e em nosso Portal.

Reinaldo Bezerra, em sua pregação, abordou o tema: RCC, uma estratégia de Deus. “A nossa vocação é a vida no Espírito. Muitos se perguntam: por que o batismo no Espírito Santo? Por que a Renovação agora? Deus já fez isso em outros tempos também. Nós somos identificados, e caracterizados pela leitura que fazemos de um evento chamado Pentecostes”, afirmou Reinaldo.

Já Beatriz Vargas, falou sobre o tema “Consertando as Redes”, retirado do evangelho de Lucas 5, 5. “Os carismáticos têm uma missão: expandir a cultura de pentecostes nos grupos de oração. Este é o nosso meio de evangelização. A palavra consertar significa restauração, e precisamos consertar as redes que somos nós mesmos”, disse Beatriz, chamando a atenção dos congressistas.

Marcio Zolin, diretor executivo do escritório nacional da RCC Brasil, em sua pregação, ressaltou a importância de pertencermos a uma nova geração, que vai construir e reconstruir as estruturas do movimento. “Quantas tribulações temos passado, não podemos parar é preciso continuar caminhando, olhar para frente”, disse ele, ao lembrar quantas dificuldades o movimento enfrenta ao levar os projetos em frente.

Durante à tarde, um forte momento com a Cruz de Cristo levou o povo a se comprometer com a vida do movimento. Em alta voz, cerca de cinco mil pessoas proclamaram que “Jesus Cristo é o Senhor” e que “não o abandonariam por nada e nem a sua obra”. A missa de sábado foi celebrada pelo Pe. Geovane, coordenador nacional do ministério Cristo sacerdote e diretor espiritual da RCC-RJ. O dia teve ainda momento reservado para as artes, com a etapa estadual eliminatória do Festival de Música da RCC, organizado pelo Ministério de Música e Artes. 10 apresentações marcaram a noite, que teve ainda apresentações de bandas e de um ministério de dança.

No domingo (20), Deus parece ter reservado proporção especial de bênçãos. O dia começou com um momento forte de adoração ao Santíssimo sacramento, em Jesus foi aclamado por todo o povo. A pregação da manhã foi realizada por Ricardo Emílio, e teve como tema: “Por causa da tua palavra lançaremos as redes.” (Lucas 5,5). Ricardo falou sobre a importância de obedecer ao chamado, à ordem do Senhor. ”Ele é quem determina onde devemos ir. Foi Ele quem nos chamou e não devemos nos preocupar com nada. Deus ordena: lancemos nossas redes”, afirmou Ricardo que, juntamente com Pe. Geovane ministrou sobre a assembléia um forte momento de cura e libertação. Após a missa, o povo de Deus seguiu para suas dioceses com novo ardor, prontos a anunciar as maravilhas experimentadas durante o Congresso.

Nenhum comentário: