sábado, 13 de agosto de 2011

Congresso Estadual 2011 façam sua incriçao!






Presenças : Dom Orani João Tempesta, Dom Alano Maria Pena, Marcos Volcan,Reinaldo Bessera, Ricardo Emílio de Souza.










Já estão abertas as inscrições para o Congresso Estadual da Renovação Carismática Católica do estado do estado Rio de Janeiro. Até o dia 30 de setembro, os cariocas poderão se inscrever pelo valor promocional de R$ 10,00. O encontro acontecerá nos dias 17, 18, 19 e 20 de novembro, em São Gonçalo (RJ), onde lideranças, servos e todo o povo de Deus se reunirão para proclamar: “Por causa de tua palavra, lançaremos as redes” (Lc. 5,5), tema vivido pelo movimento em 2011.

As inscrições devem ser feitas somente pelo hotsite especial do congresso, disponível na página oficial da RCC-RJ na internet: www.rccrj.org.br/congresso2011. Em um formato totalmente inovador, o congresso estadual deste ano segue uma moção nacional e tem por objetivo unir todo o povo em torno da mesma palavra, da mesma Eucaristia e do mesmo Cristo que continua a derramar seu Espírito.
Toda a estrutura do Congresso nacional estará presente no evento, que contará com: RCC SHOP, congressinho para as crianças, mutirão para cadastro de grupos de oração, praça de alimentação e muito mais.
Confira os prazos para as inscrições, programe-se e participe conosco deste momento especial.

Prazos e preços das inscrições:
De 13/08 a 30/09 - 10,00
De 01/10 a 31/10 - 20,00
De 01/11 a 11/11 - 25,00
Inscrições no dia - 35,00








Um novo tempo se aproxima!


Substituindo o tradicional Congresso Nacional da RCC Brasil, cada estado do país está recebendo em 2011 os membros do conselho nacional para a realização dos Congressos Estaduais da Renovação Carismática Católica. É uma graça ímpar para o Rio de Janeiro fazer parte desta moção. Pregadores, Ministérios, RCCSHOP e toda estrutura do Congresso Nacional estará mais perto de nós. Congresso é tempo de congraçamento, de festa, de muita alegria e de partilha.
Esperamos ter todos os grupos de oração do estado nesse momento de festa. O sábado e domingo será um grande ”grupão” de oração, onde a alegria e a unidade serão abundantes.

Dia especial para lideranças
Estamos passando por um processo de reconstrução e amadurecimento em nosso movimento. Por isso é imprescindível que cada coordenador de grupo de oração, membros de núcleo, coordenadores de ministério e equipes de serviço participem intensamente conosco da sexta-feira, dia 18.
A sexta-feira será um momento ímpar do nosso encontro, um dia para nos aprofundarmos e conhecermos o que nosso movimento espera de nós para esses tempos. Que possamos todos nos programar e responder a este chamado.
Ricardo Emílio – Presidente Conselho Estadual RCCRJ

A importância da formação
No mundo de hoje é necessário que todos procuremos a cada dia mais conhecimento. O progresso depende disso. É importante estarmos atentos aos pequenos detalhes, afinal, formação é um processo.
“Não pretendo dizer que já alcancei (esta meta) e que cheguei
à perfeição. Não. Mas, eu me empenho em conquistá-la,
uma vez que também fui conquistado por Jesus Cristo” (Flp 3,12)
Para a RCC esta formação exige uma intervenção da Graça do Espírito Santo. A capacitação é dada por Deus, ou seja, o carisma próprio de cada ministério é um dom. É preciso que todos os ministeriados estejam realmente capacitados, em primeiro lugar, pelo dom e assim possam aperfeiçoar o exercício desse ministério. Isso se dá por meio de conhecimentos mais aprofundados, de um ensinamento amadurecido.
Helena Lopez Rios.


Novidades e surpresas nos aguardam no Congresso Estadual 2011. Fique por dentro,unidade como Movimento eclesial: esse é o grande objetivo do congresso estadual do Rio de Janeiro deste ano, que segue moção nacional para realização. Será um momento de formação e espiritualidade fortes para uma vivência cada vez maior de nossa comunhão enquanto movimento. Todo o estado estará reunido em torno da mesma palavra, da mesma Eucaristia e do mesmo Espírito. Além disso, toda a estrutura típica do Congresso nacional estará presente em nosso evento. Teremos RCC SHOP, congressinho para as crianças, mutirão para cadastro de grupos de oração, praça de alimentação e muito mais.


TEMA

Em 2011, o mandato missionário de Jesus estará no centro de todas as atividades da RCC. O tema “Por causa da Tua Palavra, lançaremos as redes” é baseado no capítulo 5 do Evangelho de São Lucas. Deus nos chama a avançar! Somos um povo que vive sob Senhorio de Jesus, alimenta-se da Palavra, proclama a Boa Nova e que é chamado a estar em estado permanente de missão. Um povo que confia no Seu Senhor, na Sua Palavra, e por isso, lança as redes mais uma vez (Lc 5, 5).
A Renovação Carismática é um Movimento vigoroso e profético. Se essas características marcam a nossa atuação, é porque constantemente buscamos ouvir a voz de Deus e, a partir Dela, pautar nossas ações. Por isso, a cada ano, a RCC do Brasil lança o tema que norteará as suas atividades. Tais direcionamentos são fruto de oração e escuta profética realizada pelo Conselho Nacional.


E tem mais novidades: o formato do congresso neste ano também será diferente do costume: serão, ao total, quatro dias de retiro, com a presença da equipe nacional e estadual. Os dois primeiros deles serão voltados para as lideranças da RCC, com formação específica para coordenadores e ministérios. Já os demais dias serão voltados para os servos e membros do Movimento. Serão dias de festa, unidade e partilha. O congresso contará com presenças de Reinaldo Bezerra, membro do conselho nacional, Marcos Volcan, presidente do conselho nacional, Ricardo Emílio, presidente do conselho estadual, dentre outros.

Todos os estados do país estão vivenciando a mesma graça. A intenção é que a Renovação Carismática do Brasil ande de acordo com as mesmas moções e direcionamentos, já que estes serão partilhados durante as pregações e momentos de oração. Por causa da realização deste e dos demais Congressos estaduais, no ano de 2011 não será realizado o Congresso Nacional. Dessa maneira, mais pessoas poderão ter contato com a equipe nacional e participar de um momento de forte espiritualidade e formação.

Nosso encontro estadual acontecerá nos dias 17, 18, 19 e 20 de novembro, na cidade de São Gonçalo. A partir desta semana iniciam as inscrições que poderão ser feitas no valor de R$ 10,00 até o dia 30 de setembro. As inscrições devem ser feitas somente pelo nosso site. E, a partir de agora podemos nos acostumar com as cores e identidade visual e com as promoções que faremos para divulgar nosso congresso. Você é nosso principal convidado! A partir desta semana todo material de divulgação estará disponível.

Colaboração: RCC-Brasil


Presenças



Dom Orani João Tempesta
Seu lema: “Ut omnes unum sint” (Para que todos sejam um), Dom Orani nasceu em São José do Rio Pardo (SP), em 23 de junho de 1950. Ingressou na Ordem Cisterciense em 01 de fevereiro de 1968. Foi ordenado Sacerdote em 7 de dezembro de 1974. Eleito Bispo da Diocese de São José do Rio Preto-SP em 26 de fevereiro de 1997, e tomou posse em 1º de maio de 1997.

Eleito Arcebispo Metropolitano de Belém-PA em 13 de outubro de 2004. Tomou posse como Arcebispo de Belém em 8 de dezembro de 2004. Em 27 de fevereiro de 2009, foi nomeado Arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e tomou posse em 19 de abril de 2009.



Dom Alano Maria Pena
Dom Alano Maria Pena foi ordenado sacerdote da Ordem dos Pregadores-OP (conhecidos como “Dominicanos”), em 28 de outubro de 1961, em São Paulo-SP e em 08 de março de 1959 se deu a sua profissão religiosa. Eleito Bispo Titular de Vardimissa e Auxiliar de Belém do Pará (PA) em 9 de abril de 1975 e sagrado em 25 de maio de 1975, em Belém-PA.

Foi Bispo Auxiliar de Belém – PA (1975-1976); transferido como Bispo Coadjutor da Prelazia de Marabá (PA) em 14 de julho de 1976, assumiu aquela Igreja local em 10 de novembro do mesmo ano, e foi nomeado Bispo de Marabá a 4 de dezembro de 1979, permanecendo até o ano de 1985; Vice-Presidente do Regional Norte 2 da CNBB 1976; em 17 de julho de 1985, foi nomeado Bispo de Itapeva-SP (1985-1993), cargo que exerceu até sua transferência para Nova Friburgo-RJ, na Região Serrana fluminense, em 24/11/1993; Responsável pelo Setor Leigos – Sul 1 CNBB (1986-1987); Vice-Presidente do Leste 1 CNBB (1996); Presidente do Regional Leste 1 da CNBB (2001). Nomeado Arcebispo de Niterói em 24.09.2003, vindo a tomar posse em 23.11.2003. Eleito Bisporeferencial para as questões da AIDS no Leste 1.

Marcos Volcan

Presidente do Conselho Nacional da Renovação Carismática Católica no Brasil (RCCBRASIL). Faz parte da RCC desde 1981 e faz parte do Grupo de Oração Divina Misericórdia na diocese de Pelotas/RS.

Marcos é vice-presidente do CONCCLAT (Conselho Católico Carismático da América Latina) e membro do ICCRS (Serviço Internacional da RCC, que a representa junto ao Vaticano).

Marcos Volcan é formado em Teologia, com especialização em Teologia Sistemática.Além disso, graduou-se também em Agronomia, com o título de Engenheiro Agrônomo e Mestre em Ciência.



Reinaldo Bessera

Reinaldo Beserra dos Reis é membro do Conselho Nacional, e coordena a Assessoria para as Comunidades da RCC, na Comissão da Unidade. É ex-presidente do Conselho Nacional da RCC, e membro da Comunidade Dois Corações (Agapeterapia e Projeto Geração Pura), na Arquidiocese de Sorocaba (SP).

Participa do Grupo de Oração Elena Guerra, onde atua no Ministério de Formação. Completa neste ano 65 anos de idade, e atua na Igreja desde os 15 anos.

É um dos pioneiros da Renovação Carismática Católica no Brasil, tendo participado do Primeiro Grupo de Oração em Campinas (1969), e coordenado as primeiras Experiências de Oração do Movimento (1970).
É casado com Reinalda, ex-coordenadora do Ministério de Cura e Libertação Nacional, e Fundadora da Comunidade Dois Corações.


Ricardo Emílio de Souza


Ricardo Emílio é Presidente do Conselho Estadual da Renovação Carismática Católica do Rio de Janeiro, e atua no movimento desde 1984. É casado, tem duas filhas, é Escritor, além de formado em Jornalismo.

Faz parte do grupo de oração Santo Antônio, todas as quartas-feiras. Já foi Coordenador Diocesano da RCC, na Diocese Barra do Piraí/Volta Redonda.

Também foi coordenador Estadual entre 2005 e 2009. No estado, coordenou o Ministério de Oração por Cura e Libertação e o Ministério de Construção. Tem como ministério inato a formação de servos.





LOCAL DO ENCONTRO É UM LUGAR ABENÇOADO POR DEUS




O local do Congresso, o Rincão do Senhor, foi escolhido por uma característica especial: é um local de Deus. Localizado no Bairro Água Mineral, em São Gonçalo, o espaço também conhecido por Rincão do Padre Dé, há muitos anos recebe milhares de católicos que se reúnem em shows e encontros cristãos.
Fundação Rincão do Senhor
Endereço: Estrada do Rocha; nº 413 - Bairro Aguá Mineral
São Gonçalo/RJ CEP: 24422-120








Nenhum comentário: