sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Vicente Gomes de Souza Neto em pregações e orações pela RCC





Vicente Gomes de Souza Neto, pregador oficial do Encontro EDF, falou sobre escuta e vida de oração. “Precisamos ouvir Deus e pedir que o Espírito Santo nos guie, porque não existem fórmulas mágicas para ouvir Deus, escuta é pessoal”, aconselhou. No encontro, houve ainda adoração, formação, apresentações de artes, Santa Missa e fortes momentos de espiritualidade.
Conheça um pouco do trabalho evangelizador deste servo de Deus.


Como oramos por nossas famílias?


Família é um sonho de Deus, um sonho que vem do amor de Deus (ágape). Vemos isso narrado já quando Deus ao criar o homem à sua imagem e semelhança, reconhecerão ser bom que ele vivesse só (cf. Gn 2,18), “dando-lhe uma ajuda que seja adequada”, dizendo ainda que suas gerações deveriam unir-se. Assim a primeira forma de intercessão é pedir para que o Espírito Santo de Deus conceda aos casais, a graça da unidade, onde o amor (eros: amor entre homem e mulher), os faça purificar e amadurecer o relacionamento. Esse caminho deve passar muitas vezes pela renúncia, pelo perdão, para chegar a reconciliação e, assim, encontrar o amor “ágape” que exprime o amor de descoberta do outro, superando o egoísmo e o invidualismo, tornando-se cuidado do outro e pelo outro. As deturpações que encontramos hoje no mundo, vemos o inimigo de Deus atacar os casais através de situações de adultério, egoísmo, e muitos outros; a família a cada dia vem sofrendo muitas investidas para que esse sonho se desvie. Assistimos hoje à maior crise de valores que a família já viveu na história.
Satanás escolheu destruir as famílias para atingir toda a humanidade. Asmodeu foi um demônio que agiu desta forma na vida de Sara e Tobias. Vemos no livro de TOBIAS que Sara era aprisionada, perdendo por 7 vezes o matrimônio, porque seus 7 maridos morriam durante a lua de mel.
“Ouve-me, e eu te mostrarei sobre quem o demônio tem poder: são os que se casam, banindo Deus de seu coração e de seu pensamento. Tu, porém, quando te casares e entrares na câmara nupcial, viverás com ela em castidade durante três dias, e não vos ocupareis de outra coisa senão de orar juntos”. (Tb 6,16b-17b;18). Assim, inúmeras famílias estão banindo Deus de seu coração e permitindo que satanás faça o que quiser dela, resultando em brigas, intrigas, maldições, transformando-as num “inferno”, pois assim é o lugar que não se encontra a presença de Deus. Precisamos orar, e orar com fervor apresentando as necessidades das famílias diante de Deus. Precisamos clamar para que o Espírito Santo ocupe o Seu lugar no coração e nos lares de cada família, e assim como Tobias e Sara, que elas possam orar juntas assumindo Deus em seu relacionamento. Que as famílias sejam libertas de satanás e que, de inferno, elas possam viver um “pedaço do céu” em suas casas, pois assim é o lugar onde há Deus.
A comunhão que existe na família é a sua principal arma contra o mal. No nascimento de Jesus, contemplamos as graças que aconteceram pela unidade da Sagrada Família. A unidade que vem do amor, o amor que vem de Deus. “José, seu esposo, que era homem de bem, não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente. Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonho e lhe disse: ´José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo.” Mt1,19-20. Mesmo antes da revelação do anjo, José não ousou difamar sua esposa, ele iria protegê-la através de sua rejeição secreta. José pensou primeiro nela para depois pensar nele. A unidade gera o compromisso de um para com o outro. Hoje, ao contrário do compromisso, a família vive uma grande infidelidade uns para com os outros. Cada um apenas pensando em si próprio e deixando a família de lado, e, assim abrindo portas para o adultério, para a rebeldia principalmente dos filhos, para a mentira, separações, gerando a infelicidade.
A unidade também faz com que a família permaneça de pé, diminuindo o poder de satanás, pois quando um cai, outros estão ali para segurar. Essa é uma das maiores graças que há numa família “Mestre, eu te trouxe meu filho, que tem um espírito imundo. Vendo Jesus que o povo afluía, intimou o espírito imundo e disse-lhe: ‘espírito mudo e surdo, eu te ordeno: sai deste menino e não torneis a entrar nele”. (Mc 9, 17b; 25). Havia uma pessoa com um espírito imundo, diz a palavra, porém aquela pessoa tinha pai. Um pai que rogou a Jesus pelo seu filho, que encontrou a libertação. Assim acontece nas famílias, quando um está mal, está em perigo, precisando de socorro, a família unida leva a Jesus para assim alcançar a graça.
Quantas graças acontecem na família! Há muitas bênçãos reservadas no coração de Deus para cada uma delas! Por isso muitos combates enfrentamos. Que hoje, possamos abraçar a causa dela em favor do Nosso Deus. Nos comprometamos a orar por cada uma delas. Para que elas vivam a comunhão com Deus e assim Sua Glória se manifeste!
Publicado em 06 de julho de 2011
Luciana Borborema e Vicente Gomes de Souza Neto.

Intenções Permanentes
- Pelo Santo Padre, o Papa Bento XVI, pelos bispos, sacerdotes, diáconos e religiosos (as), pelos seminaristas, para que neste período de formação sintam seu chamado confirmado;
- Pelo Presidente da Renovação Carismática Católica, Marcos Volcan. Pela unidade da RCC em todo Brasil, estados, Grupos de Oração, equipes de serviço e núcleos e com as diversas expressões carismáticas;
- Pelo Serviço Internacional da RCC (ICCRS) prestado por seus membros e pelo Conselho Latino-Americano (CONCCLAT), para que o Espírito Santo dirija os projetos e orientações do nosso movimento;
- Pelo Programas de TV da RCC: Na Canção Nova – Celebrando Pentecostes e Renovação em Ação na TV Século 21. Pelo Portal da RCC na Internet;
- Pelos Projetos de evangelização, entre eles: Celebrando Pentecostes e Missão Marajó. Veículos de Comunicação. Por todos os colaboradores do projeto Eu amo a RCC e Semeando a Cultura de Pentecostes;
- Pela construção de nossa Sede Nacional;
- Pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, para que objetivem os valores cristãos e respeito à vida desde sua concepção, nas tomadas de decisão.
Vicente Gomes de Souza Neto




Pregação de Vicente



O Dom da Escuta


Em sua pregação Vicente fala sobre dom da escuta diante de todas as circunstâncias. Em casa, no trabalho, com a família, no grupo de oração enfim.

Como é lidar com os jovens, na condição de coordenador?

Escute a sua voz, no silencio podemos ouvir o que o senhor quer nos dizer

Repita comigo:

“Fala Senhor, Que Teu Servo Escuta, Fala Senhor, diga o seu nome! O Vicente escuta” coloque o seu nome, pedindo a escuta ao senhor.

Deus respeita a nossa liberdade e muitas das vezes nós é que distorcemos o que Deus quer, Deus agiu errado? Não! Deus é perfeito, nós é que temos dificuldade em aceitar vontade de Deus.

Nós rezamos Pai, Filho e Espírito Santo. O Espírito Santo faz a obra, de santificação pessoal e de revelação. Para quando estamos servindo em grupo.
João Cap.14

Se você quer ter relação com Deus primeiro você precisa pedir autorização ao Espírito Santo, que nos ensina.
João 16: 7,12.

O Espírito Santo vem revelando a vontade de Deus em nossas vidas, os jovens tem inúmeras dificuldades no inicio de suas vidas em especial nos momentos de escolha, na tomada de decisões em si, na dificuldade de discernimento do que exatamente escolher.

É ai que entra a ação do Espírito Santo em pedir e escutar.

Grupo de Oração

O objetivo é para reclamação?

De rezar?

De conversar sobre assuntos alheios?

Não! O objetivo é para orar, oração com Deus, conversar com ele, bater-papo com Deus, louvarmos ao senhor.

Deus Fala Conosco de Duas Formas:

Na profecia e na pregação.

No grupo falamos com ele no louvor, quando à pessoa esta falando é Deus que fala e temos que estar de ouvidos abertos e atentos.
O ministério de cura esta ligado ao ministério de pregação, escutar o que o senhor quer lhe falar abre o seu coração você esta escutando a palavra dele em cada um de nós.
Cor. 2:19, 12.

Fundamentos da palavra
Rom. 8.

Quem vem em auxílio de nossa palavra, não sabe o que pedir? Esta difícil o grupo de oração? Será que Deus esta movendo o seu grupo?

Pare e escute o senhor, tudo o que devemos fazer se somos carismáticos tem que ser na ação do Espírito Santo, não adianta escutar e não colocar em prática.

Quando você esta coordenando, você ouve as pessoas ao seu redor? Equipe de servos, acolhida e cura a pregação age em equipe? Escuta tem que ser em equipe. Escutas isoladas? O Papa trabalhou na hierarquia, o grupo de oração. E os coordenadores ouvem os servos e partilham, discutem enfim.

Será que o grupo vocês cumpre a vontade de Deus, partilham em grupo?

Feche os olhos e pense na escuta pessoal. Primeiro na vida pessoal, como esta a sua vida em casa, E Profissionalmente?

Pai com filhos, parentes próximos, você esta conseguindo escutar a Deus?

Deus te dá orientação, discernimento, Deus permite que as coisas aconteçam, mas não é só a vontade dele, ela é permitida por Deus, ele permite que você o faça.

Se você tem dificuldade de escutar, peça ajuda? Você tem que ouvir os outros da equipe. Por isso Deus criou comunidades, se você é servo de um grupo e não faz por amor não adianta. Tudo tem de ser dividido em grupo, você não deve tomar decisões sem consultar os servos, Jesus não pode levar a culpa de tudo, ele já carregou a cruz por nós.

Qual a Sua Função no Grupo?

Acolhida, coordenador, família, interseção, criança, jovens, formação, como esta a sua escuta para missões que Deus te confia? Escuta o dom que o senhor quer, para servir a Deus, ele pede o discernimento dos coordenadores com os servos. C.12.4 e Isaias 53.

Formar um só corpo
Dom da sabedoria
Dom ciência
Dom discernimento

Para escuta pessoal dos servos

Fogo, óleo, água, gelo, vento, são símbolos.
Ninguém escuta a ordem de Deus pelo Espírito Santo ele é quem revela, e tira o véu.

Atos. Apóstolos 15.28 6
Os apóstolos foram impedidos de entrar na Ásia, foi uma ordem de Deus.

Em começo de caminhada temos que dar o discernimento para quem não conhece para quem não tem caminhada, é tudo no seu tempo, é como dar feijoada a um neném, que está acostumado a comer papinha.

O Dom da Escuta:

O senhor concede visões, onde pregar e como pregar?

Você pede, concede-me senhor! Visualização!

Você vê uma casa, um carro, isto é escutar? Não! Só pelo som, pelo ouvido, olhos enfim coloque o discernimento, tenha jeito para falar com a pessoa.

O Espírito Santo não traz escândalo, traz paz.
C.14

O Dom da Profecia:

Edificar

Exortar

Consolar

No grupo a profecia serve para consolar, edificar, exortar.
1 C:14 32

O Uso dos Dons na Assembléia:

Anotar as profecias, visualização.
Eu sou o caminho verdade e vida, é profecia!
Não! É recordação da sagrada escritura, acham que relembrar passagens bíblicas, é profecia naquele momento.
Como fazer escuta pessoal?
Feche os olhos!
Faça a oração e ore pela palavra.
Peça ao Espírito Santo
Ore em línguas
Um servo só consegue ser bom se tem oração pessoal na vida.
Lucas 5

Leitura Divina - Leitura Orante

1°) Ler

2°) Orar

3°) Meditar

4°) Contemplar

Leia, ore, medite, contemple repita diversas vezes, tudo pela ação do Espírito Santo. Pesca milagrosa! Para sua voz ser projetada, Jesus subiu na barca!

Quantas redes você conserta? Por separação, drogas, problemas pessoais, isto é consertar redes? Os pescadores consertaram as redes.

Simão acreditou na palavra de Deus e jogou as redes.
Pense! Qual a pesca frustrada de sua vida? O vício que não largou? O grupo que não sai do lugar? A bebida? O adultério?

Ouça!

Deus vai te falar neste momento.

Você quer uma pesca milagrosa? Ouça o senhor, quem lança a rede sou eu, mas quem faz o milagre é Jesus, isso é a escuta pessoal.

A Profecia Quanto Vem Para Servos?

Como você esta trabalhando no seu grupo? Quais são as aéreas que precisam ser trabalhadas? Você tem que dar orientação, deixar uma palavra para que ele leve para casa, dar continuidade ao que foi falado no grupo. Para Fixar assim a oração, os momentos do encontro.

Colocando em prática tudo que foi ouvido, falado, ter zelo pelo que Deus fala, não podemos banalizar tudo o que Deus fala, grupo de oração tem que mudar! É lugar de pentecostes. Reunião de servos de núcleo, para trabalhar no momento da profecia, é o que gera o crescimento. Falar o tamanho do seu problema, falar o tamanho de Deus que é maior, que qualquer situação.

Vocês Conhecem a D.Dirce?

É importantíssima no discernimento, para ver o que aquele grupo esta falando.

Grupo de oração é um lugar de escutar, de Deus, é para ouvir, você tem que deixar Deus falar com você. Deus fala com quem ele quer, ele escolhe.

Faça uma avaliação como foi a sua semana no grupo? Para sairmos transformados, e peça ao senhor que aprendamos a colocar em prática, com discernimento e escutar o que Deus nos fala.

Feche Seus Olhos e Peça, Converse com Deus!

“Senhor ás vezes me distraio, te peço neste dia dai-me o Dom da Concentração, por isso peço-lhe que me revele a sua vontade, a vontade do grupo de oração, dos ministérios das pessoas transformadas. Transforma Senhor a minha vida, transforma as pessoas de meu grupo. Mas que seja a Tua palavra a transformação dessas vidas”.

(Repetir)

Assim foi encerrada a pregação de Vicente, para finalizar falou do Padre Dudu que estará no cenáculo de Maria em Santo Antônio de Pádua - RJ. “Padre este com 10 anos de formação, carismático, pregador profundíssimo, estudou em Roma, designado pelo vaticano, beatificação da beata Elena Guerra, das relíquias, milagres, ele que vai levar a Roma. Muito humilde, tem grande experiência no batismo do Espírito Santo, vocês vão gostar muito do Padre Dudu, muito querido na renovação carismática em todo Brasil”

"Queira ser diferente, porque o igual não faz a diferença”


Abaixo uma pregação do Padre Dudu, para o povo de Santo Antônio de Pádua, conhecer um pouco nosso convidado neste cenáculo.

“Precisamos viver de efusão a efusão, de vento a vento, de sopro a sopro. Iremos falar sobre a mulher que mais sofreu que mais falou do Espírito Santo na vida da Igreja. O Papa João XXIII, hoje também Beato, há 50 anos beatificou esta mulher. Não quero falar sobre a vida da Beata Elena Guerra, mas sobre a herança espiritual que ela nos deixou. A Beata Elena Guerra nos diz que o Espírito Santo é nosso, é nosso amigo. Já conversou com o seu amigo hoje? Elena Guerra escreveu mais de 70 livros sobre o Espírito Santo.
Não é a toa que Elena Guerra esteja sendo largamente difundida no Brasil, em detrimento de sua terra natal, a Itália. A Beata vai ajudar a Igreja porque vai nos mostrar quem é o Espírito Santo e vai apontar sempre para ele. A vida de Elena Guerra foi um livro aberto ao Espírito Santo e, ao mesmo tempo, um livro escrito pelo Espírito Santo.
Amemos a Beata porque ela deixou-se mover pela vida no Espírito, deu grande abertura aos sonhos de Deus e às moções particulares do Espírito Santo. Ao Espírito Santo se obedece e ponto final.
Em sua 6ª Carta ela demonstra o chamado dela:
Cartas ao Papa para que se difundisse a devoção ao Espírito Santo, um novo cenáculo. Ninguém falou do Espírito Santo para ela, desde pequena nas celebrações de Pentecostes parecia estar no céu.
“Retornemos ao Espírito para que o Espírito retorne a nós, para que derrote a Satanás e renove a face da terra.” “Abandona-te a Deus, seja devoto do Espírito Santo e todo o resto é festa”. (Beata Elena Guerra). “O Espírito ama este convite: “Vem, Espírito Santo”. “O Espírito Santo é a tua vida, nada de bom você pode fazer sem Ele”.
“É preciso entrar na Escola do Espírito Santo antes de entrar na escola” (Paulo Apóstolo.) É a escola que transforma que ensina a vida. “Quando o Espírito Santo intervém, Ele muda radicalmente a vida e a história das pessoas.” (Papa João Paulo II). É o Espírito Santo o nosso Governador.
Hoje é o dia da Independência do Brasil. Queremos uma República do Espírito e no Espírito. Só quem passou por sua escola poderá nos governar.
Elena irá dizer que Pentecostes não é mera comemoração, mas um acontecimento perene, contínuo, pois é patrimônio da Igreja, mistério permanente na vida da Igreja.
“Sem o Espírito Santo ficaremos naquilo que somos” (Elena Guerra).
“Infeliz de quem não sente em si mesmo a moção e o progredir do Espírito Santo.” (Elena Guerra).
Existe evolução de Pentecostes dentro de nós?
“Recorre ao Espírito Santo de dia e de noite, a Ele consagre o melhor dos teus pensamentos, o mais fervoroso dos teus afetos, o melhor do teu tempo e das tuas obras, com Ele não poderás errar jamais, não cairás, não temerás teus inimigos, com o Espírito Santo possuirás todo bem.”
(Elena Guerra).
Deus quer mais. E só iremos conseguir este mais com o Espírito Santo. Elena Guerra foi à porta-voz do Espírito Santo. Só precisamos da abertura de coração ao Espírito Santo. “Católicos, voltem ao Cenáculo!” Elena nos ajuda a viver um pentecostalismo dentro da Igreja. Nós somos os pentecostais. A única Igreja que foi tornada pública em Pentecostes foi a nossa. Você pode até sofrer por esse pentecostalismo, mas sofrimento traz unção. Fora da Igreja não temos o derramamento pleno do Espírito. Que o fogo do Espírito nos aqueça na noite escura de nossa alma.
“Cristianismo não é coisa para gente mole” (Elena Guerra).
Não queremos ser apenas batizados, queremos ser discípulos; não queremos ser apenas crismados, mas apóstolos da efusão do Espírito Santo; não queremos ser somente eucarísticos, mas adoradores eucaristizados e eucaristizantes. Não apenas carismáticos, mas santos; não apenas católicos, mas mártires e profetas.
“O Século XX ficará marcado na história da Igreja pelo reavivamento que realizou em nosso meio.” (Frei Raniero Cantalamessa - Pregador da Casa Pontifícia).
Nós somos prova da existência do Espírito Santo. Somos obras suas.
“Temos uma dinamite em nossas mãos – o Evangelho. Mas para explodir o mundo é preciso que esta dinamite seja acesa pelo Espírito Santo. Cuidado! Para não darmos carne dizendo que é o Espírito, Cuidado! Para não darmos confusão ao invés da sua unção. Vem Santo Espírito! Precisamos de gente para espalhar o fogo. Será que Deus pode contar com você? Padre Dudu.
Será que Deus pode contar com você neste cenáculo?
O Grupo de Oração Nossa Senhora das Graças espera por você, vamos nos unir em uma grande oração a Nossa Senhora, que as comunidades se unam como Vicente pregou neste encontro de servos. O encontro é para todas as igrejas católicas, para Deus não existe divisão e sim união, acorda povo de Deus você não é dono do seu grupo, pastoral, ou do servo que te segue na humildade, ensina a seguir somente Deus, e trabalhar para igreja em unidade e amor, grupos é para acrescentar o rebanho do senhor, não afastar porque como já foi dito Deus não é de confusão, e sim de amor.
Texto e fotos: Márcia Mendes




Nenhum comentário: